Saiba tudo sobre o PMOC

Polyclima /// Julho de 2019/// Natal RN

Se a sua empresa possui aparelhos de ar condicionados ativos, é necessário saber da existência do PMOC, quem o aplica e como implantá-lo.

O que é o PMOC?

PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle, que é exigido pela portaria 3.523 do Ministério da Saúde e está em vigor desde agosto de 1998. Esse plano é constituído de um conjunto de medidas legais estipuladas para o monitoramento, adequação e asseguração da qualidade do ar em ambientes climatizados de uso coletivo, no intuito de preservar a saúde das pessoas.

Esse plano é feito em forma de um documento que é preenchido apontando quais as devidas manutenções técnicas a serem feitas em cada ponto do sistema de refrigeração. A carga térmica dos equipamentos, o número de pessoas dos ambientes refrigerados e as atividades desenvolvidas por esses também são analisados.

Motivos para a aplicação do PMOC

Existem alguns motivos para possuir o PMOC, tais como os benefícios da manutenção da qualidade da refrigeração, no tocante ao aumento do tempo de vida útil dos equipamentos de ar condicionado. Outro motivo é o da melhoria da qualidade do ar do ambiente.

Uma das grandes vantagens é no aspecto da economia, pois o PMOC, reduz gastos desnecessários com energia elétrica e com manutenções sem periodicidades, de forma avulsa e sem um acompanhamento constante.

Porém, o motivo maior talvez seja o da obrigação em lei que é exigido pela portaria 3.523/GM de agosto de 1998. Já a Lei Federal de número 13.589/18 diz que:

“Todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.”

O PMOC deve ser obrigatoriamente aplicado se os ambientes climatizados de um estabelecimento possuem alta rotatividade (isto é, várias pessoas entrando e saindo)Isso se aplica a escolas, escritórios, clínicas, lojas e muitos outros tipos de estabelecimentos. Essa obrigatoriedade é independente de sua empresa utilizar modelos de ar condicionado do tipo Janela, Split, Central, Cassete ou Piso teto.

Por esses motivos é imprescindível adquirir o PMOC e estar em dia com o mesmo. Isso pode salvar você e sua empresa de uma multa aplicada pelo Ministério da Saúde, que pode variar de 2 mil reais a outros valores, variando de acordo com a gravidade da infração.

 Como é aplicado o PMOC?

O PMOC é dividido em duas partes:

1 . Manutenção Mecânica do Sistema de Refrigeração (dividida em duas partes)

A) Execução da Manutenção Mecânica

O técnico faz a verificação dos aparelhos e executa as manutenções, mensais, trimestrais, semestrais ou anuais que estarão contidas no Plano elaborado pelo engenheiro. Esse serviço é feito por empresas especializadas em serviços de limpeza e manutenção de ar condicionados.

B. Elaboração do Plano de Manutenção Operação e Controle

 O engenheiro, que é o responsável por elaborar e assinar os relatórios, coleta as informações referentes a possíveis falhas, níveis de sujeira, clima natural do ambiente, quantidade de pessoas e equipamentos. Então, define a periodicidade de manutenção de cada equipamento que o técnico irá executar (como citado acima).
 

2. Avaliação da Qualidade do Ar

É feita por laboratório de empresas que são especializadas em avaliação biológica, avaliação química e física de qualidade de ar interior de ambientes que se encontrem climatizados. Sua análise é feita por profissionais de Engenharia Química, Sanitária ou de Segurança do Trabalho.

Obs: O PMOC deve ser assinado por um responsável técnico que pode ser um engenheiro mecânico ou técnico em refrigeração e eletrônica.

Como contratar o PMOC para minha empresa ou condomínio?

Você pode contratar uma empresa especializada em Refrigeração e Ar condicionado na sua cidade, onde constará no contrato toda a aplicação e o acompanhamento da aplicação que pode ser feito através de software que mostrará todas as manutenções e períodos, para que todas as manutenções preventivas e corretivas, instalações sejam bem gerenciadas, garantindo o controle e a qualidade do serviço

Polyclima Ar Condicionado e Refrigeração

Polyclima Ar Condicionado e Refrigeração

Empresa de manutenção, Instalação, locação, reparo e projeto técnico de sistemas de climatização situada em Natal/RN.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

artigos recentes

ATENDIMENTO

seg a qui: 7:30h às 17:30h
sex: 07:30 às 16:30

Fone: (84) 3221-0456
E-mail: contato@polyclima.com.br

ENDEREÇO

Rua Frei Miguelinho, 62, Ribeira, Natal/RN

REDES SOCIAIS

TRABALHE CONOSCO

Veja como fazer parte do nosso time.

NEWSLETTER

 Política de Privacidade 

Copyright 2019© Polyclima Ar Condicionado e Refrigeração. Todos os direitos reservados