Diversos ambientes possuem sistemas de climatização, sejam escolas, escritórios, lojas ou hotéis, e para que as pessoas dentro desses ambientes consigam o melhor conforto térmico é essencial um projeto de climatização adequado.

Inicialmente, o projetista fará uma visita ao local para avaliar os dados necessários para o dimensionamento correto. De maneira geral, é analisado o fluxo médio de pessoas que utilizam aquele ambiente, além do número de portas, janelas, luminárias e aparelhos eletrônicos no local. Algumas informações, como material das paredes e do teto, incidência solar nas horas mais quentes ou frias do dia, também são importantes e são levadas em conta pelo profissional.

Sabendo de todos os pontos necessários para o conforto térmico e as necessidades específicas de cada ambiente, é feito um projeto de climatização. Esse é um documento que contempla informações e dados técnicos sobre a construção e os aparelhos de climatização que serão instalados, respeitando as estruturas e redes existentes.

No projeto, é feito um esboço sobre a planta do ambiente indicando pontos de instalação. Outro ponto é o cálculo da carga térmica, importante para selecionar o aparelho certo e fazer a instalação correta junto à rede elétrica. Também são dimensionadas as tubulações necessárias para ligar as unidades interna e externa dos aparelhos.

Além de um documento que faz o planejamento da instalação de ar condicionado, o projeto de climatização deve servir também como memorial descritivo sobre a execução e instalação de tudo que foi definido. Um dos pontos importantes do projeto de climatização é a escolha do modelo de ar-condicionado, o que vai influenciar em sua funcionalidade e aparência no ambiente e na decoração que será utilizada.